https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244878/slider/121e59f2614cac8f92b558e56c358abb.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244878/slider/62b07ef8a53b8f3c219b23f8809a028a.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244878/slider/5602e337bafbfcfb1216cca7430c72b6.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244878/slider/ed4d5f110d06a6f7ea4c245164063461.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244878/slider/207a41e30f799d396a5f48c3ccb39554.png
Emocionados Médicos Pioneiros recebem Título de Cidadão Honorário Guarantanhense no dia Mundial do Médico de Família .
Geral
Publicado em 19/05/2023
Na manhã desta sexta-feira, 19 de maio, dia mundial do Médico de Família, o presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, Valcimar José Fuzinato, fez a outorga do Título de Cidadão Honorário Guarantanhense a quatro profissionais de medicina pioneiros no município.
Foram agraciados com o Título os médicos Cesar de Lima Laydner, Wilson Koiti Tashima, Ricardo Henrique Ribeiro e Carmem Regina Zandoná Laydner. Dra. Carmem em viagem foi representada na solenidade pelo filho também médico de família, Marcel Zandoná Laydner.
Durante a leitura do histórico e a entrega do Título houve muita emoção por parte dos homenageados contagiando de emoção os presentes na solenidade.
“Esse foi um dos momentos muito marcantes e emocionantes do meu mandato como vereador, realizar esta homenagem a estes profissionais que nos tempos longínquos e desafiadores do nosso município entregaram suas vidas para ajudar a salvar outras vidas é relevante. Cada um deles possui uma rica história de vida, compartilhar um pouquinho disso no dia de hoje foi emocionante. Me sinto realizado em poder homenagear esse profissionais em vida. São pessoas que impregnaram suas digitais no progresso e no desenvolvimento de Guarantã do Norte. A cada um destes homenageados, o meu carinho, minha gratidão, meu profundo respeito a outorga desse Título é o meu reconhecimento por tudo que fizeram em prol de Guarantã do Norte.” Comentou Valcimar Fuzinato.
Confira o breve histórico de cada uma dos homenageados:
Título de Cidadão Honorário Guarantanhense Dr. Cesar de Lima Laydner
Cesar de Lima Laydner, nascido em Sananduva, RS em 01 de dezembro de 1952, graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do SUL em 1.982.
Após se formar, Cesar passou a trabalhar no Hospital de seu pai na cidade de Marcelino Ramos RS.
Em meados do ano de 1.984 em um período de férias, o médico Cesar Layder juntamente com um grupo de oito amigos resolveu conhecer Mato Grosso viajando na carroceria de um caminhão e no roteiro estava Guarantã do Norte. Cesar Lembra que a viagem foi uma grande aventura e que fez um diário registrando os acontecimentos. Ao final da viagem os moradores aqui do Projeto tomaram conhecimento que Cesar era formado em medicina. O médico Cesar voltou para sua terra, porém, aqui os moradores careciam muito de um profissional médico e passaram a cobrar os lideres da Cooperativa para enviar um médico para cá e sugeriram o nome de Cesar. Este a convite dos dirigentes da cooperativa Cotrel em dezembro daquele mesmo ano retornou a Guarantã do Norte para organizar sua vinda para cá. Fato que se oficializou em fevereiro de 1.985.
Até a chegada do médico Cesar de Lima Laydner a este Projeto de Colonização, nenhum outro médico havia trabalhado aqui mais do que seis meses. A saúde era uma carência e uma escassez total. Desde a primeira viagem Cesar se encantou com a região de tal maneira que seu trabalho e sua dedicação a cada dia o faziam sentir-se um verdadeiro filho da terra.
Guarantã do Norte tem intrinsecamente em sua história a digital do médico Cesar de Lima Laydner na sublime missão de salvar vidas através da medicina. De forma voluntária e sem salário, Cesar foi o primeiro secretário municipal de Saúde do município nomeado no ano de 1.989 pelo ex-prefeito José Humberto. Foi o primeiro médico a assumir a função de profissional médico efetivo do município em 1.991. Trabalhou no Hospital Municipal, e nos Postos de Saúde da Família; Cidade Nova, Cotrel, 13 de Maio, São Cristóvão, Santa Maria, Aeroporto e Araguaia.
Cesar com seu jeito simples e espontâneo foi construindo sua história junto com Guarantã do Norte. Foi sócio fundador do Juventus Esporte Clube da Cotrel, sócio fundador do Esporte Clube SOCERG e sócio fundador do Centro de Tradição Gaúcha Última Porteira.
Juntamente com Irmã Dalva, Veroní Pansera e outros profissionais, Cesar Laydner ajudou a implantar o Sistema único de Saúde no Município de Guarantã do Norte.
Cesar Laydner fez um ano de residência e trabalhou um ano como médico contratado em um Sanatório, devido a essa experiência, o médico pioneiro se envolveu no trabalho do Centro de Atendimento Psicossocial do município onde lidera um primoroso trabalho de atendimento a seus pacientes com suas respectivas famílias.
O médico Cesar Layder demonstra um carinho especial por cada um dos seus pacientes procurando entender as peculiaridades de cada um e ajuda-los em suas necessidades, também demonstra um profundo respeito por seus colegas.
No seu lazer, nas questões mais complexas, bem como nas suas atividades cotidianas o médico com sua espontaneidade e simplicidade não esconde sua paixão por Guarantã do Norte.
Pelos motivos supracitados e por tantos outros motivos que poderíamos continuar relatando é que Cesar de Lima Layder merece ser agraciado com o Titulo de Cidadão Honorário Guarantanhense.
Sala das sessões da Câmara Municipal de Guarantã do Norte/MT, aos 28 dias do mês de janeiro de 2.023.
Valcimar José Fuzinato
Vereador presidente
Título de Cidadão Guarantanhense Dr. Wilson Koiti Tashima
Wilson Koiti Tashima, nascido em Pacaembu, SP aos 20 de março de 1957, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1.982, casado dois filhos Morador de Guarantã do Norte há 37 anos.
Começou sua carreira no oeste do Paranã no ano de 1983, após 03 anos decidiu descobrir novas fronteiras e conhecer o estado de Mato Grosso.
Em 1.986 já casado com Rosane Brand Tashima mudou-se para Guarantã do Norte onde iniciou suas atividades em 01 de julho de 1.986 no prédio alugado do Sr. Ari Minetto, onde hoje está localizado o Hotel Esplanada.
No final de 1.987 inaugurou o Hospital Guarantã juntamente com Dr. Ricardo, Dr. Minoru e Dr. Nilton. Hospital este que em 2002 foi cedido ao município vindo a se tornar o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário.
Wilson ingressou no serviço público municipal de Guarantã do Norte onde como Médico trabalhou por 25 anos. Nesse período atendeu os Postos de Saúde da Família, Cidade Nova, Aeroporto, Centro, São Cristóvão e Araguaia.
Além de sua atividade profissional Wilson Koiti Tashima se envolveu ativamente nas mais diversas ações em prol ao crescimento e desenvolvimento de Guarantã do Norte. Wilson é sócio fundador do Rotary Clube, da Loja Maçônica Acácia Guarantanhense, da APAE e da ACEG. Participou das ações para implantação do Banco do Brasil e do Fórum para instalação da Comarca de Guarantã do Norte, entre diversas outras ações.
Wilson tem especialização em Medicina Legal, Perícias Médicas, Medicina do Trabalho e Medicina do Tráfego. Atualmente trabalha como Perito Oficial Medico Legista na POLITEC. Recentemente recebeu a Medalha Mérito da Segurança Pública por relevantes serviços prestados a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
Dr. Wilson continua atendendo seus pacientes na Clinica Guarantã e Clinica do Transito Guarantã.
Wilson Koiti Tashima viu esse município se emancipar, participou ativamente como profissional médico ajudando a salvar vidas, e como cidadão contribuindo nas mais diversas atividades para promover o desenvolvimento de Guarantã do Norte.
São 37 anos de trabalho dedicado que muito contribuíram para o crescimento e o Progresso de Guarantã do Norte, por esse motivo o Dr. Wilson Koiti Tashima merece ser agraciado com o título de Cidadão Guarantanhense.
Sala das sessões da Câmara Municipal de Guarantã do Norte/MT, aos 28 dias do mês de janeiro de 2.023.
Valcimar José Fuzinato
Vereador presidente
Título de Cidadão Guarantanhense Dr. Ricardo Henrique Ribeiro
Ricardo Henrique Ribeiro, nascido em Uberaba - MG, aos 24 de fevereiro de 1.956, filho de Antônio Ribeiro da Silva e Irma de Oliveira Ribeiro, casado há 35 anos com a empresária Judite Terezinha Umann Ribeiro, pai de três filhos, morador de Guarantã do Norte há 37 anos.
Formado pela Faculdade de Medicina Triangulo Mineiro de Uberaba, fez residência em Cirurgia Geral e Urologia. Trabalhou como médico nos estados de São Paulo e Maranhão até que em Abril de 1.986 decidiu vir para Guarantã do Norte a convite de um colega de faculdade, Dr. Newton. Aqui em Guarantã juntamente com Dr. Wilson e Dr. Newton instalaram um hospital no prédio alugado de Arí Mineto onde hoje esta localizado o Hotel Esplanada.
Com um empréstimo financeiro do pai do Dr. Newton e com a chegada do Dr. Minoru os quatro médicos inauguraram em 23 de dezembro de 1.987 o Hospital Guarantã, localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, hoje hospital municipal.
Ingressou no Serviço Publico municipal em 1.991, onde por mais de 25 anos atuou como profissional médico dedicando-se na sublime missão de salvar vidas, nesse período trabalhou nos Postos de Saúde da Família Cidade Nova, São Cristóvão e Araguaia.
Em 2.002 juntamente com seu sócio, Dr. Wilson, decidiram repassar o Hospital Guarantã para o município, o qual passou a se chamar Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário.
Em 2.008 instalou a Clinica Médica Prevclin, onde atende seus pacientes e também atende nas áreas da Medicina do Trabalho e do Trânsito.
Ricardo Ribeiro acompanhou e participou ativamente do crescimento e desenvolvimento de Guarantã do Norte, onde além da medicina junto com sua família fomenta o empreendedorismo comercial e rural contribuindo para o fortalecimento econômico de Guarantã do Norte.
Por acreditar em Guarantã do Norte, por contribuir com o desenvolvimento do município trabalhando por quase quatro décadas como profissional médico, o Dr. Ricardo Henrique Ribeiro merece ser agraciado com o Título de Cidadão Guarantanhense.
Sala das sessões da Câmara Municipal de Guarantã do Norte/MT, aos 28 dias do mês de janeiro de 2.023.
Valcimar José Fuzinato
Vereador presidente
Título de Cidadã Guarantanhense Dra. Carmem Regina Zandoná Laydner
Carmem Regina Zandoná Laydner, nascida em Marcelino Ramos, RS aos 25 de setembro de 1952, filha de Olímpio Zandoná e Miltika Maas Zandoná. Graduada em medicina pela UFPEL, Universidade Federal de Pelotas em 1.979. Fez Residência Médica no setor de pediatria do Hospital Conceição de Porto Alegre e logo em seguida retornou para sua terra natal.
No ano 1.984 Carmem Zandoná esteve em visita a Guarantã do Norte, vindo de mudança no início de 1.985 onde começou a atuar como profissional médica. O fato de seu sogro ser proprietário de um Hospital no Rio Grande do Sul foi imperioso e Carmem conseguiu trazer vários objetos para ajudar na precária estrutura aqui existente. Dra. Carmem lembra que conseguiu trazer do hospital do seu sogro, camas, colchões roupas de cama e até louças de inox para serem utilizadas com os pacientes aqui em Guarantã do Norte.
Além da paupérrima estrutura do hospital para prestar os serviços à população que enfrentava um grande surto de malária entre várias outras doenças como hepatite e muitos acidentes, ela precisou enfrentar a adaptação da família com a dura realidade, da poeira, dos atoleiros, da falta de energia elétrica e tantos outros desafios.
Obstinada Carmem enfrentou os desafios conquistando amizades ajudando os filhos a se adaptarem a nova realidade e ajudando a salvar vidas.
No ano de 1.994 Carmem assumiu a função de médica efetiva na prefeitura municipal passando a especializar se na área da Saúde da Família. Trabalhou um breve período no PSF Cidade Nova, mas foi na unidade do centro que consolidou um grande trabalho tornando sua Unidade de Saúde uma referência regional.
Dra. Carmem relembra que em sua Unidade de Saúde realizava frequentes reuniões entre pacientes e outros profissionais de saúde, como nutricionista para tratar da alimentação dos pacientes e Ginecologista e Obstetra para tratar assuntos com as gestantes.
Dra. Carmem implantou um Fraldário para melhor atender as mãezinhas com crianças pequenas. Em parceria com empresas locais servia café da manhã com chás medicinais, frutas e bolachas, onde também sorteava roupinhas de bebes para as mamães gestantes. A medida também ajudava a cultivar na unidade de saúde canteiros com plantas para chás como cidreira, funcho, hortelã entre outras variedades. O comprometimento da equipe no acolhimento das pessoas era marca registrada. A unidade de saúde era uma referencia pelos serviços humanizados e que promovia a integração entre os clientes e destes com os profissionais da saúde.
Após quase quatro décadas de serviços prestados à Saúde das famílias guarantanhenses com intensa dedicação e carinho, Dra. Carmem merecidamente está fazendo usufruto de sua aposentadoria ao lado de seus familiares aqui em Guarantã do Norte. Por esses e tantos outros motivos é que está pioneira profissional da saúde merece ser agraciada com o Titulo de Cidadã Guarantanhense.
Guarantã do Norte 03 de abril de 2.023
Valcimar José Fuzinato
Vereador Autor
 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!