A Campanha de Balneabilidade 2023, que teve início em junho e é realizada todos os anos em várias regiões do Estado, avalia a qualidade da água para recreação primária. O Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, por meio de amostras coletadas em diferentes dias consecutivos, realiza a análise da água em praias com maior número de visitantes e a classifica como própria ou imprópria para banho.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) analisou 12 praias na região do Médio Teles Pires na campanha de balneabilidade 2023.
Foram coletadas amostras de água nos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo.
Em Guarantã do Norte foram coletados no Balneário Strege, Balneário do Cláudio/Rio Braço Norte e Clube de Campo Cachoeirinha no Rio Braço Sul. Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) e imprópria para banho. Onde Guarantã do Norte obteve resultados positivos em todos os pontos como próprias para banho.
As amostras foram coletadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Médio Teles Pires e analisadas pelo Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar da Sema. Todo este processo de coleta de dados em campo até a análise de laboratório ocorreu entre 28 de agosto e 5 de outubro.
Por: SEDEC Guarantã do do Norte.