A safra colhida ao longo da BR 163 segue de caminhão até os portos de Miritituba e Santarém, ambos no Pará. Essa logística reduz custos e torna os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.
A Rodovia BR 163 tem 3.579 quilômetros de extensão entre o Rio Grande do Sul e o Pará e, em todos os seis estados por onde passa, é elo essencial da produção agropecuária. No Mato Grosso, ela é vital, sendo parte integrante da agricultura. “A BR 163 é responsável pelo escoamento de cerca de 50 milhões de toneladas de grãos e transporte de insumos e equipamentos – especialmente soja, milho e algodão, mostram dados da empresa concessionária. Por ela passam diariamente cerca de 100 mil veículos, sendo 70% de carga. O ritmo não para em nenhum momento do ano, pois além dos grãos por ela passam matérias-primas, máquinas e outros produtos essenciais para o agronegócio”, assinala Alan Hiltner, Diretor de Operações da ORÍGEO, empresa que fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores do Mato Grosso, Rondônia e Matopibapa.
A safra colhida ao longo da BR 163 segue de caminhão até os portos de Miritituba e Santarém, ambos no Pará. Essa logística reduz custos e torna os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Neste momento, a rodovia concentra o transporte da soja colhida e de insumos para o plantio de algodão, milho safrinha e sorgo.
Às margens da rodovia mais importante do Mato Grosso estão alguns dos principais municípios agrícolas do país. O líder Sorriso é responsável pela produção de mais de 2,3 milhões de toneladas de soja, segundo o IBGE. Além dele estão Nova Mutum (7º no ranking), Lucas do Rio Verde (15º), Sinop (40º) e Rondonópolis (97%), entre outros. “Somente estes cinco municípios do Mato Grosso produzem cerca de 5,5 milhões de toneladas de soja da produção total estimada em 149,4 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, informa Hiltner.
“A BR 163 torna-se mais relevante ano após ano, uma vez que a produção agrícola cresce – em que pese os desafios climáticos enfrentados na atual safra. E a ORÍGEO segue o seu ritmo e fluxo, fornecendo insumos para produtores de soja, milho, algodão e sorgo da região. Colocamos à disposição as mais modernas tecnologias para contribuir com o aumento da produtividade. Este é, na verdade, nosso dever como parceiro que suporta o agricultor, simplificando o seu dia a dia, oferecendo o que há de mais inovador em insumos, soluções e serviços desde o pré-plantio até a colheita por meio de um atendimento personalizado”, explica Hiltner.
A rodovia BR 163 abriu os caminhos para o desenvolvimento do agronegócio do Mato Grosso. Ela começou a ser construída em 1971 e se tornou rapidamente o principal eixo de escoamento da produção agropecuária do estado à medida que o Cerrado foi sendo conquistado pelos grãos.
Além de conviver com os grãos, a BR 163 contribui para a prosperidade e a qualidade de vida da região. Os municípios por onde ela passa estão entre os de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Todos estão ranqueados acima de 0.75, na categoria IDH alto.
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