Na noite da última quarta-feira, 04 de setembro, a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) comemorou com grande solenidade os 189 anos de sua fundação. O evento, realizado na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá, foi marcado pela cerimônia de promoção de 739 policiais militares, incluindo a ascensão de dois novos coronéis.
Durante a cerimônia, o governador Mauro Mendes promoveu Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa e Noelson Carlos Silva Dias ao posto de coronel, a mais alta patente na corporação. Ambos os oficiais foram promovidos de tenentes-coronéis e agora assumem o mais alto cargo dentro da instituição militar.
Em seu discurso, o governador parabenizou os promovidos e ressaltou o empenho e a dedicação dos policiais militares ao longo de suas carreiras. “Tenho honra de estar nesse momento importante na trajetória e na história desses homens e mulheres, que escrevem a história de Mato Grosso. Hoje, vocês recebem honraria pela dedicação, trabalho e desempenho que tiveram nesses anos”, afirmou Mendes.
O chefe do Executivo Estadual destacou a excelência da Polícia Militar de Mato Grosso, mencionando que a corporação é uma referência nacional em segurança pública, com os melhores armamentos e equipamentos. “A Polícia Militar está presente nos 142 municípios e distritos, da zona rural à urbana, em cada canto do estado. Parabéns a todos. Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar de Mato Grosso, que é referência no país”, declarou o governador.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também fez questão de parabenizar os promovidos e reconhecer a parceria com o Governo do Estado, que tem investido significativamente na corporação. “A Polícia Militar é um braço forte da população em Mato Grosso, pois estamos presentes em todos os municípios. Agradeço aos mais de 7 mil homens e mulheres responsáveis pela nossa segurança e aos novos promovidos que sempre honraram a farda militar”, disse o coronel Mendes.
Além da promoção dos dois novos coronéis, o evento também marcou a elevação de 20 policiais ao posto de tenente-coronel, 31 ao posto de major e um ao posto de capitão. O coronel Noelson Carlos Silva Dias, que continua como comandante do 10º Comando Regional de Vila Rica, expressou seu orgulho pela promoção e pelo reconhecimento do trabalho realizado na corporação. “Estou vivendo um sonho. Cada noite perdida e sacrifício com a família valeram a pena. Vamos representar o Estado com mais autoridade e comprometimento”, afirmou.
O coronel Sizieboro Elvis de Oliveira, atual comandante do 8º Comando Regional em Juína, destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e os avanços obtidos na redução dos índices de homicídios na região. “Estamos na região de Juína com três anos seguidos diminuindo os índices de homicídios. Temos um Governo que investiu em recursos humanos e tecnologia para a segurança pública, o que faz toda a diferença”, ressaltou.
Entre os praças promovidos, 310 avançaram ao posto de cabo, 286 ao de terceiro-sargento, 20 ao de segundo-sargento, 64 ao de primeiro-sargento e cinco ao de subtenente. Também foram oficializadas as promoções póstumas de Odenil Alves Pedroso, Helidiony Barbosa, Karlos Alexandre Sergio Ferreira e Janderson Teixeira, em reconhecimento aos serviços prestados enquanto estavam a serviço e que faleceram em 2024.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Hevérton Mourett; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; entre outros.