Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso esteve combatendo 49 incêndios florestais em várias regiões do estado, mobilizando mais de mil bombeiros em regime de revezamento. O combate conta com o apoio de brigadistas contratados pelo governo estadual e órgãos federais.
Em Chapada dos Guimarães, os bombeiros estão lidando com um incêndio entre a região de Monjolo e a Comunidade Cachoeira Rica. A operação é reforçada por um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes, com apoio da Prefeitura local e proprietários rurais. Outra equipe também atua na região do Lago do Manso, onde as chamas também são combatidas.
No Pantanal, o incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está controlado. As equipes também trabalham em áreas como o Parque Estadual do Guirá e na Baia Grande, próximo à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres. Além disso, focos de incêndio estão sendo combatidos em diversas fazendas da região.
A operação conta com a colaboração de diversas entidades, incluindo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) está monitorando incêndios em várias localidades, incluindo a Chácara Simon, em Sinop, e a Fazenda Coprocentro III, em Colniza. O BEA também realiza o monitoramento em áreas indígenas, mas a atuação dos bombeiros depende de autorização dos órgãos federais.
As condições climáticas severas, com estiagem e baixa umidade do ar, têm intensificado a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros pede à população que colabore e respeite o período proibitivo de uso do fogo. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 183 incêndios florestais em 58 cidades. Apenas na última quinta-feira, foram registrados 286 focos de calor em Mato Grosso, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
EMERGÊNCIA 193.