O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) faz um alerta importante para os proprietários de veículos com placas final 0: o prazo para o pagamento do licenciamento termina no dia 31 de outubro. Os motoristas devem ficar atentos para evitar multas e complicações.
Para facilitar o processo, a taxa de licenciamento pode ser emitida diretamente no site do Detran-MT, acessando a opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o proprietário poderá emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital, disponível no site do Detran.
É fundamental lembrar que a emissão do licenciamento anual do veículo só será autorizada após a quitação de todos os débitos pendentes, que incluem a taxa de licenciamento, multas de trânsito e o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
Além disso, o veículo não pode ter restrições administrativas ou jurídicas, como alerta de roubo, bloqueios determinados pela Justiça, pendências na comunicação de venda ou gravames pendentes em casos de veículos financiados. Essas situações podem impedir o licenciamento do veículo.
Outro ponto importante é que, caso o veículo tenha um informativo de recall ativo, o proprietário deve ter realizado a substituição da peça ou a manutenção indicada pela fabricante nos últimos doze meses. Essa exigência foi introduzida pela Lei Federal 14.071/2020 e está em vigor desde abril de 2021.
Link do site do DETRAN-MT: https://www.detran.mt.gov.br/
Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Kamila Nascimento/Detran-MT