A Embrapa terá uma vitrine com mais de 40 tecnologias durante a Norte Show, da próxima segunda a quinta-feira (14 a 17), na Acrinorte. Serão 35 cultivares de 19 espécies, entre forrageiras, culturas anuais de segunda safra e frutíferas, sete consórcios forrageiros com diferentes finalidades, uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e uma área com sistema agroflorestal (SAF).
Além disso, a Embrapa confirmou que apresentará tecnologias como o Sistema PPS (Precocidade, Produtividade e Sustentabilidade), que orienta o manejo do rebanho de cria em uma fazenda com integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta, o Sistema Bacaeri – BoiTeca, que traz recomendações para áreas silvipastoris com uso da árvore teca, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a Bioanálise do Solo – BioAS.
A empresa de pesquisa também lançará as recomendações de manejo da vassourinha-de-botão nas culturas da soja e do milho. As orientações para combate à planta daninha serão apresentadas pela pesquisadora Fernanda Ikeda em uma palestra na quinta-feira, último dia de feira, às 16h30, em um auditório.
A vitrine de tecnologias contará com uma coleção com 14 tipos de forrageiras, entre elas braquiárias, panicuns, capim elefante, andropogon e leguminosas como amendoim forrageiro e estilosantes. Há ainda sete opções de consórcios de segunda safra, com alternativas para mitigação de nematoides, ciclagem de nutrientes, descompactação do solo e produção de forragem de melhor qualidade.
Entre as culturas indicadas como opções de segunda safra, a vitrine conta com cultivares de arroz, feijão-caupi, milho, sorgo granífero, sorgo forrageiro, sorgo biomassa, gergelim, amendoim, milheto e capim sudão. Há ainda cultivares de frutíferas como banana, cupuaçu e açaí.
Fonte: Redação Só Notícias (foto: Gabriel Faria/assessoria)