Um pirarucu de impressionantes 2,30 metros de comprimento foi capturado na noite deste sábado (21) no rio Teles Pires, nas proximidades da comunidade Novo México. O peixe foi fisgado pelo jovem pescador Thiago Maciel, de 20 anos, após cerca de 40 minutos de luta até ser retirado da água.
Segundo Thiago, o peixe foi atraído por uma isca de peixe pequeno, da espécie pacu. Embora não tenha sido pesado, a estimativa é de que o pirarucu tivesse aproximadamente 140 quilos.
Esta não é a primeira façanha do pescador. De acordo com ele, esta já é a terceira vez que consegue capturar um exemplar de grande porte, demonstrando experiência na pesca esportiva e artesanal da espécie.
O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do mundo e tem origem na Bacia Amazônica. No entanto, em rios da região norte de Mato Grosso, como o Teles Pires, a espécie é considerada não nativa. Por esse motivo, órgãos ambientais autorizam sua captura e transporte, uma vez que o peixe é classificado como espécie invasora, podendo competir com espécies locais por alimento e espaço, causando impactos ao equilíbrio ambiental.
O registro do enorme peixe chamou a atenção de moradores e pescadores da região, reforçando a presença cada vez mais frequente do pirarucu nas águas do Rio Teles Pires.

Fonte: Nortão Online